top of page

O Jogo

 

    Desenvolvido pela Coldwood, em parceria com a Eletronic Arts (EA), e distribuída pela mesma, trata-se de um jogo de plataforma, com puzzles e tem a física como um dos pontos altos a se destacar também. Disponível para PC, PS4 e Xbox One, o jogo é uma obra de arte pelo peso emocional, aliado a simplicidade e engenhosidade. Possui excelente jogabilidade, até onde foi testado, por este que escreve, não houve nenhum bug, especialmente algo comprometedor.

 

Um jogo à la Pixar

 

     Nós controlamos ‘Yarny’, um bonequinho de lã que se comunica por meio de gestos, muito carismático e disposto a enfrentar o que for para juntar todos os broches de crochê (ou algo similar). Cada um destes guardam lembranças de um dia, uma viagem ou uma memória, do que parece ser uma família, no sentido amplo da palavra.

 

     Com gráficos lindíssimos, o jogo é detalhista em cada cenário, onde cada objeto do parece ter sido feito com muito cuidado e carinho. A física do jogo está presente em praticamente todo o momento. Nas últimas fases, destaque para a neve que cobre os galhos e troncos das árvores. O jogo foi pensado em cada detalhe, de tal forma que remete a filmes da produtora Pixar (como Toy Story, Ratatouille, entre outros), pela simplicidade, beleza e ao mesmo tempo com uma mensagem profunda e sutil, e por que não, reflexiva.

 

     O jogo brinca com metáforas, como a do capítulo “Rusty”, e ao mesmo tempo é claro ao mostrar o amor de duas jovens e seu símbolo representado pelo infinito (a figura em crochê), ao mostrar a sensibilidade “dos adeuses” inevitáveis que temos ao longo de nossas vidas e da simples notícia de quem está longe, que nos conforta e trás felicidade.

 

Trilha Sonora

 

     A trilha sonora de Unravel acompanha a obra. Foi pensada para casar com o momento, a fase e o sentimento trazido ao jogador que começa a entender a mensagem que o jogo quer passar. É deveras envolvente e muitas vezes tocante, um dos pontos altos, que não são poucos, diga-se de passagem.

 


Zona de Spoiler

 

 

Nossa Interpretação

 

     Levando em conta a senhora, que aparece tricotando no inicio do jogo, as diversas fotos, álbum e nossa visita às memórias através dessas fotos, podemos considerar Yarny como o fio de vida da senhora. Quanto mais velhos ficamos, mais nostálgicos vamos nos tornando, a ponto que em uma certa idade, quase incessantemente nos remetemos a lembranças marcantes de nossas vidas. Yarny representa esse desejo de relembrar mais uma vez, a todos os momentos que envolveram seus entes amados e queridos, traçando até certa linha da vida, que pode ser interpretada tanto nos títulos dos capítulos dos álbuns, como pelo ciclo das estações do ano que vai passando.

 

     E por que Yarny aparece justamente agora? Aí vai uma viagem: alguém já ouviu falar das 3 (três) Moiras, ou três bruxas cegas? São lendas da mitologia grega, que em resumo, controlam o fio da vida de cada ser (elas fazem mais que isso, mas em resumo e para fins de ilustração na nossa teoria é basicamente isso). Ao que parece, é chegada a hora da pobre senhorinha de deixar o ciclo chamado vida. O jogo propõe isso ao falar, em seu último capítulo que todo final gera um novo começo. É um ciclo que se repete, sobretudo em uma família, é o herdeiro que assume, são as lembranças que ficam.

 

     O jogo também soa como uma crítica à contemporaneidade, a falta, cada vez mais gradativa, do homem em contato com a natureza. A simplicidade que está na beleza da natureza, nos faz sentir vivos, nos trás uma conectividade maior com nossos próximos, uma simplicidade harmoniosa com uma coisa que sempre esteve entre nós, e aos poucos estamos a esvaindo. Aliás, existem capítulos que tratam dessa depredação do meio ambiente e luta contra esta mesma.
 

Nota: 9,5

 

Conclusão: Unravel pode ser um ótimo jogo de plataforma com elementos puzzles, aliado a um gráfico lindíssimo, ou, pode ser encarado como uma obra de arte para aqueles mais sensíveis, que buscam esse algo mais. Jogos como Ori, Life is Strange, são jogos que mexem com nossas emoções pelas simplicidades da vida, Unravel é mais um desses. Um excelente jogo que vai divertir os mais casuais e vai prender os mais apaixonados. Uma poesia em forma de jogo.

© 2016 por Nerd Ordinário. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page